quinta-feira, 30 de abril de 2015

Atividade 6º ano – Idade do Bronze no Egito.

Objetivo: Estudar o passado para compreender o presente.
Professores: Antonio Pereira (Graduado em História pela Unisa e professor da rede estadual)

                    Maria Helena (Graduada em História pela Fasb e professora das redes municipal e estadual)


A Idade do Bronze é um período da civilização no qual ocorreu o desenvolvimento dessa liga metálica proveniente da mistura do cobre com o estanho.


“Ao sul do Cairo, o estreito vale que cruza a planura árida e deserta tem certa semelhança, real apesar de remota com a Suméria. Estava ocupada também por uma série de pântanos cobertos por um matagal de papiros que abrigava aves aquáticas, animais de caça e perigosos hipopótamos.
Através dos pântanos, o Nilo proporciona uma via perfeita para o transporte, sua cheia anual, mais regular e oportuna para as operações agrícolas do que as do Tigre e Eufrates, rega automaticamente as terras que o esforço humano conquistou. No vale não havia madeiras de construção nem metais. Em compensação, o deserto oferecia, de ambos os lados, uma pederneira excelente para facas e machados. Entre os escarpados flancos do vale há faixas de deserto que se elevam sobre as cheias, e das quais se pode explorar o fundo pantanoso do vale. Nestas faixas estabeleceram-se os chamados egípcios pré-dinásticos.
Surgem agrupados em aldeias aparentemente autônomas, cada qual ocupada talvez por um clã totêmico. Mais tarde, os totens, animais, plantas ou objetos naturais dos quais se acreditava descendentes converteram-se nos emblemas e estandartes das províncias ou nomos em que o Egito se dividiu durante o período histórico.
Nas fases mais primitivas, denominadas badariana e amraciana, os habitantes dos aldeamentos viviam ainda, em grande parte, da caça e da pesca. Mas cultivavam cereais pela irrigação natural e criavam gados nas pastagens. Para a navegação pelo rio construíam grandes botes com feixes de papiros.”

(Gordon Childe. O que aconteceu na história. São Paulo, Círculo do Livro, s.d., p. 117-8.)    



Exercícios:
  1.        Quais as principais características naturais do vale ao sul do Cairo?
  2.        O que o deserto oferecia?
  3.        Como viviam e onde se estabeleceram os egípcios pré-dinásticos?
  4.       . De acordo com o texto, qual a importância do rio Nilo para os seres vivos em geral?
  5.       . Leia o texto e explique o que eram os totens.



Respostas:

1-R: A parte árida e deserta do vale apresenta certa semelhança com a Suméria. Estava ocupado por uma série de pântanos e cobertos por um matagal de papiros que servia de abrigo para diversos animais.
2-R: O deserto oferecia de ambos os lados, uma pederneira (pedra muito dura que produz faíscas, quando ferida com um pedaço de aço) excelente para facas e machados
3-R: Eles viviam agrupados em aldeias aparentemente autônomas, cada uma delas ocupadas por um clã totêmico e, se estabeleceram nas faixas de deserto que existiam em ambos os lados do vale.
4-R: O Nilo era sinônimo de vida para todos os seres vivos, as suas cheias anuais eram perfeitas para a agricultura em geral, pois, quando as águas baixavam a terra ficava fertilizada naturalmente. Além disso, era uma perfeita via de transporte.
5-R: Os Totens eram animais, plantas ou objetos dos quais eles se achavam descendentes e, transformavam em emblemas e estandartes que representavam cada aldeia ou província.


Fonte: Wikipédia.
História & Vida, vol. 3, Livro. Editora ática.

imagens do google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário