segunda-feira, 1 de junho de 2015

Atividade 6º ano - Os Fenícios

Denominou-se fenícia a região atualmente localizada ao norte do estado de Israel e no Líbano. Ela foi habitada por semitas desde o terceiro milênio antes de Cristo.
Nessa região, formaram se várias Cidades-Estado (Biblos, Sídon e Tiro) que se alternavam no controle da região. Ao contrário de egípcios, babilônicos e hebreus, os fenícios não chegaram a ter um poder centralizado na figura de um Rei.

Os fenícios foram os maiores navegadores, construtores de navios e comerciantes do mundo antigo. Eles controlavam o mar Mediterrâneo, e suas rotas comerciais ligaram diversas civilizações existentes.
A sociedade fenícia estava dividida basicamente em duas categorias: uma elite formada por comerciantes e armadores e as camadas populares, compostas de trabalhadores livres (artesãos e camponeses) e escravos.

O mais importante legado fenício para a civilização ocidental foi a criação de um sistema de escrita prático e simples, baseado em um alfabeto de 22 letras que deu origem ao usado atualmente pelos ocidentais. O alfabeto dos fenícios foi adotado e aprimorado pelos gregos e, mais tarde, pelos romanos.


Leia o texto e responda as questões:
1-      Atualmente, quais países ocupam a região denominada fenícia?
2-      Quais foram as principais Cidades-Estado que se alternaram no controle da região?
3-      Qual foi a contribuição dos fenícios para a navegação marítima e o comércio?
4-      Os fenícios tiveram alguma participação na criação do alfabeto que utilizamos nos dias atuais? Comente.
5-      Monte uma pirâmide com as divisões das classes sociais fenícias.
1-      Se olharmos no mapa, atualmente essa região é ocupada por Israel e Líbano.
2-      Biblos, Sídon e Tiro.
3-      Os fenícios foram os maiores navegadores, construtores de navios e comerciantes do mundo antigo.
4-      Foram os fenícios que criaram o alfabeto de 22 letras, que posteriormente foi aperfeiçoado pelos gregos e romanos, respectivamente.
5-       



Comerciantes e armadores.


Artesãos, camponeses e escravos.











Fontes: VICENTINO, Claudio. Projeto Radix: raiz do conhecimento. História, 2ª ed. São Paulo, 2013
Infoescola

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