História e Fontes Históricas
Nível de Ensino: 6º ano / Ensino Fundamental
Disciplina: História
Conteúdos:
Ø
O que a História estuda?
Ø
As fontes da História.
Ø
História e conhecimento.
Ø
Quem faz a História?
Objetivos:
·
Conceituar a História.
·
Conhecer o trabalho do Historiador e os
diferentes tipos de fontes históricas.
·
Apresentar o conhecimento histórico como uma
construção.
·
Construir com os alunos a noção de sujeito
histórico.
Conceitos / Noções:
v
História.
v
Fontes Históricas.
v
Sujeito Histórico.
Habilidades:
ü
Reconhecer a História como a ciência que estuda
a trajetória humana através dos tempos.
ü
Reconhecer a diversidade de fontes históricas
como objeto pretendido de investigação do passado.
Tempo estimado: 09 aulas.
Conhecimentos prévios:
Para o desenvolvimento destas aulas não serão necessários
conhecimentos prévios.
Estratégias:
§
Leitura e interpretação de textos e imagens.
§
Elaboração de histórias pessoais.
§
Exercícios.
Recursos:
o
Lousa; giz branco; cadernos; canetas; lápis e
borrachas.
o
Livro didático – BOULOS.
HISTÓRIA: Sociedade & Cidadania.
Desenvolvimento:
Aula 01 - Tópicos
para explicação.
A História
estuda ______ Mudanças
Permanências
Historiador ------ Profissional
formado em Universidade, cujo trabalho consiste em escrever narrativas sobre o
passado e o presente com base em fontes históricas.
Historiador
Detetive
Vestígios
Para o Detetive os vestígios são
pistas
Para o Historiador são Fontes
Históricas
Fontes Históricas – Vestígios
deixados pelos seres humanos em sua passagem pela terra.
As Fontes Históricas podem ser:
Escritas, Orais, Visuais e Materiais.
Para construir um conhecimento
sobre um determinado povo, o Historiador necessita da ajuda de outros
profissionais como, Arqueólogos, Biólogos, Geógrafos, etc.
A História não é feita apenas
pelos grandes personagens (Reis, Generais e Presidentes), mas por todos, isto
é, nós pessoas comuns, somos sujeitos da História.
Continuação da Aula
01 – Livro didático (Páginas 12, 13, 14 e 15).
Apresentar aos alunos as fotos da pg. 12 e pedir que façam
as seguintes observações:
1)
Que diferenças você percebe entre as meninas das
fotos 1, 2 e 3, quanto ao modo de se comunicar?
2)
E quanto ao modo de se vestir das meninas das
fotos 4 e 5, o que você percebe?
O professor deve
orientar os alunos na leitura das imagens para que não se perca nenhum detalhe
importante.
Em seguida, faça uma leitura dos textos e das imagens das
páginas 13 e 14, explicando as ideias centrais dos textos.
Para fechar a aula 01, faça uma leitura coletiva do texto da
página 15 (O que é História?), depois peça que façam uma leitura individual e
respondam as quatro questões referentes ao texto que estão na mesma página.
Como lição de casa, o professor deve pedir aos alunos que
façam a atividade de entrevista prevista para a aula 06.
Aula 02 – fazer
uma leitura coletiva com a participação dos alunos dos textos das páginas 16,
17, 18, 19 e 20 do livro didático. O professor pode pedir para alguns alunos
lerem os parágrafos, intercalando com explicações, quando achar necessário. Em
seguida eles devem realizar uma leitura individual para responder as questões
abaixo:
1)
Quem pode ser chamado de Historiador?
2)
De acordo com o texto, qual a definição de Fontes
Históricas?
3)
As Fontes Históricas podem ser
__________________, __________________, ____________ e _________________________.
4)
Quais métodos são utilizados pelos Arqueólogos
para estudar os grupos humanos?
5)
A História é feita apenas por grandes
personagens como, Reis, Generais e Presidentes? Explique.
Obs. O aluno deve deixar no caderno, quatro linhas para a
questão 01; e três para as questões 02, 04 e 05.
Aula 03 – Livro
didático, páginas 20 e 21 - Fazer
uma leitura coletiva do texto da página 20 (Manifestação de Crianças), depois,
orientar uma leitura individual do mesmo texto e uma análise da imagem da
página 21, para responder as cinco questões referentes ao texto que estão na
mesma página.
Aula 04 – Livro
didático, páginas 22 e 23 – Leitura e interpretação de imagens. Questões 01 e
02 da página 22 e a questão 03 da página 23.
Aula 05 – Livro
didático, páginas 23 e 24 – Análise de Fontes Históricas, elaboração de ficha e
redação de uma historinha pessoal. Questões 04 e 05 da página 23 e questão 06
da página 24.
Aula 06 – Livro
didático, página 24 – Apresentação de entrevista feita pelo aluno com um adulto
(parente ou amigo) em data anterior, seguindo o roteiro abaixo:
Ø
Quando e onde o senhor (ou a senhora) nasceu?
Ø
Do que o senhor (ou a senhora) brincava na
infância?
Ø
Que diferenças o senhor (ou a senhora) percebe
entre a sua infância e a das crianças de hoje em relação a brinquedos e
brincadeiras?
Ø
O modo de as crianças se relacionarem com os
adultos era muito diferente do que é hoje?
Ø
O lugar em que você foi criado está muito
diferente dos seus tempos de infância? O que mudou e o que permaneceu como
antes?
Ø
Que conselho você daria aos adolescentes de
hoje?
Aula 07 – Livro
didático, página 24 – questões 08 e 09. Leitura, interpretação e análise de
textos. Resolução de questões.
Aula 08 – Livro
didático, página 25 – Leitura e escrita em História – Leitura de imagem.
Observe com bastante atenção a imagem e responda as cinco questões da página.
Aula 09 - Avaliação:
Atividade dissertativa em folha separada, com 05 questões valendo 02 pontos
cada.
1-
O que são
as Fontes Históricas?
R- Vestígios deixados pelos seres humanos em
sua passagem pela Terra.
2-
A História é feita apenas por grandes
personagens?
R- Não. A História também é feita por pessoas
comuns.
3-
O Historiador consegue construir um conhecimento
sobre determinado povo sem a ajuda de outros profissionais?
R- Não. Ele precisa da ajuda de profissionais
como Arqueólogos, Biólogos, Geógrafos, etc.
4-
Dê um exemplo de Fonte Histórica material, outro
visual, outro escrito e outro oral.
R- Restos
de moradias; Fotografias; Certidão de Nascimento; Cantigas e casos passados dos
mais velhos para os mais novos.
5-
Para os detetives, os vestígios são pistas, e
para os historiadores, o que são os vestígios?
R- Fontes Históricas.
ü
Fonte: BOULOS. HISTÓRIA: Sociedade &
Cidadania. FTD. 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário