segunda-feira, 17 de junho de 2019

Plano de aula - 6º ano - História e Fontes Históricas


História e Fontes Históricas

Nível de Ensino: 6º ano / Ensino Fundamental
Disciplina: História
Conteúdos:
Ø  O que a História estuda?
Ø  As fontes da História.
Ø  História e conhecimento.
Ø  Quem faz a História?
Objetivos:
·         Conceituar a História.
·         Conhecer o trabalho do Historiador e os diferentes tipos de fontes históricas.
·         Apresentar o conhecimento histórico como uma construção.
·         Construir com os alunos a noção de sujeito histórico.
Conceitos / Noções:
v  História.
v  Fontes Históricas.
v  Sujeito Histórico.

Habilidades:
ü  Reconhecer a História como a ciência que estuda a trajetória humana através dos tempos.
ü  Reconhecer a diversidade de fontes históricas como objeto pretendido de investigação do passado.
Tempo estimado: 09 aulas.
Conhecimentos prévios:
Para o desenvolvimento destas aulas não serão necessários conhecimentos prévios.
Estratégias:
§  Leitura e interpretação de textos e imagens.
§  Entrevistas com pessoas mais velhas.
§  Elaboração de histórias pessoais.
§  Exercícios.

Recursos:
o   Lousa; giz branco; cadernos; canetas; lápis e borrachas.


Desenvolvimento:

Aula 01 - Tópicos para explicação.


A História estuda        ______ Mudanças


                                                                        Permanências
A História é o estudo dos seres humanos no tempo.
Historiador ------                     Profissional formado em Universidade, cujo trabalho consiste em escrever narrativas sobre o passado e o presente com base em fontes históricas.    

Historiador                                                    Detetive


 




                                            Vestígios

Para o Detetive os vestígios são pistas
Para o Historiador são Fontes Históricas

Fontes Históricas – Vestígios deixados pelos seres humanos em sua passagem pela terra.
As Fontes Históricas podem ser: Escritas, Orais, Visuais e Materiais.
Para construir um conhecimento sobre um determinado povo, o Historiador necessita da ajuda de outros profissionais como, Arqueólogos, Biólogos, Geógrafos, etc.
A História não é feita apenas pelos grandes personagens (Reis, Generais e Presidentes), mas por todos, isto é, nós pessoas comuns, somos sujeitos da História.

Continuação da Aula 01 – Livro didático (Páginas 12, 13, 14 e 15).
Apresentar aos alunos as fotos da pg. 12 e pedir que façam as seguintes observações:
1)      Que diferenças você percebe entre as meninas das fotos 1, 2 e 3, quanto ao modo de se comunicar?
2)      E quanto ao modo de se vestir das meninas das fotos 4 e 5, o que você percebe?
 O professor deve orientar os alunos na leitura das imagens para que não se perca nenhum detalhe importante.
Em seguida, faça uma leitura dos textos e das imagens das páginas 13 e 14, explicando as ideias centrais dos textos.
Para fechar a aula 01, faça uma leitura coletiva do texto da página 15 (O que é História?), depois peça que façam uma leitura individual e respondam as quatro questões referentes ao texto que estão na mesma página.
Como lição de casa, o professor deve pedir aos alunos que façam a atividade de entrevista prevista para a aula 06.
Aula 02 – fazer uma leitura coletiva com a participação dos alunos dos textos das páginas 16, 17, 18, 19 e 20 do livro didático. O professor pode pedir para alguns alunos lerem os parágrafos, intercalando com explicações, quando achar necessário. Em seguida eles devem realizar uma leitura individual para responder as questões abaixo:
1)      Quem pode ser chamado de Historiador?
2)      De acordo com o texto, qual a definição de Fontes Históricas?
3)      As Fontes Históricas podem ser __________________, __________________, ____________ e  _________________________.
4)      Quais métodos são utilizados pelos Arqueólogos para estudar os grupos humanos?
5)      A História é feita apenas por grandes personagens como, Reis, Generais e Presidentes? Explique.
Obs. O aluno deve deixar no caderno, quatro linhas para a questão 01; e três para as questões 02, 04 e 05.
Aula 03 – Livro didático, páginas 20 e 21 - Fazer uma leitura coletiva do texto da página 20 (Manifestação de Crianças), depois, orientar uma leitura individual do mesmo texto e uma análise da imagem da página 21, para responder as cinco questões referentes ao texto que estão na mesma página.
Aula 04 – Livro didático, páginas 22 e 23 – Leitura e interpretação de imagens. Questões 01 e 02 da página 22 e a questão 03 da página 23.
Aula 05 – Livro didático, páginas 23 e 24 – Análise de Fontes Históricas, elaboração de ficha e redação de uma historinha pessoal. Questões 04 e 05 da página 23 e questão 06 da página 24.

Aula 06 – Livro didático, página 24 – Apresentação de entrevista feita pelo aluno com um adulto (parente ou amigo) em data anterior, seguindo o roteiro abaixo:
Ø  Quando e onde o senhor (ou a senhora) nasceu?
Ø  Do que o senhor (ou a senhora) brincava na infância?
Ø  Que diferenças o senhor (ou a senhora) percebe entre a sua infância e a das crianças de hoje em relação a brinquedos e brincadeiras?
Ø  O modo de as crianças se relacionarem com os adultos era muito diferente do que é hoje?
Ø  O lugar em que você foi criado está muito diferente dos seus tempos de infância? O que mudou e o que permaneceu como antes?
Ø  Que conselho você daria aos adolescentes de hoje?

Aula 07 – Livro didático, página 24 – questões 08 e 09. Leitura, interpretação e análise de textos. Resolução de questões.

Aula 08 – Livro didático, página 25 – Leitura e escrita em História – Leitura de imagem. Observe com bastante atenção a imagem e responda as cinco questões da página.
Aula 09 - Avaliação: Atividade dissertativa em folha separada, com 05 questões valendo 02 pontos cada.

1-      O que são  as Fontes Históricas?
R-   Vestígios deixados pelos seres humanos em sua passagem pela Terra.
2-      A História é feita apenas por grandes personagens?
       R-   Não. A História também é feita por pessoas comuns.
3-      O Historiador consegue construir um conhecimento sobre determinado povo sem a ajuda de outros profissionais?
       R-    Não. Ele precisa da ajuda de profissionais como Arqueólogos, Biólogos, Geógrafos, etc.
4-      Dê um exemplo de Fonte Histórica material, outro visual, outro escrito e outro oral.
        R-   Restos de moradias; Fotografias; Certidão de Nascimento; Cantigas e casos passados dos mais velhos para os mais novos.
5-      Para os detetives, os vestígios são pistas, e para os historiadores, o que são os vestígios?
       R-   Fontes Históricas.
  
ü  Fonte: BOULOS. HISTÓRIA: Sociedade & Cidadania. FTD. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário