Cultura, Patrimônio e Tempo /
1º bimestre
História
6º ano / Ensino Fundamental.
Duração: 08 aulas
Conteúdos:
ü
Cultura, Patrimônio e Tempo.
ü
A cultura de cada povo.
ü
Formas e instrumentos de medição de tempo.
ü
Diferentes culturas, diferentes calendários.
ü
O calendário Cristão.
ü
Tempo histórico.
ü
Divisão tradicional da História.
Objetivos:
Ø
Trabalhar noções de cultura, cultura material,
cultura imaterial, etnocentrismo e a noção de que não há uma cultura superior à
outra.
Ø
Conscientizar o alunado de que vivemos em uma
sociedade multicultural e pluriétnica, e estimular atitudes de tolerância e
respeito.
Ø
Trabalhar a noção de tempo e suas dimensões:
duração, sucessão e simultaneidade.
Ø
Introduzir a noção de tempo psicológico, tempo
cronológico, tempo histórico e periodização.
Habilidades:
v
Reconhecer os acontecimentos históricos em sua
temporalidade, estabelecendo relações de
anterioridade e posterioridade.
v
Reconhecer diferentes formas histórico-sociais
de marcação de tempo.
Conhecimentos prévios:
·
Introdução aos estudos históricos.
·
Fontes Históricas.
Estratégias:
§
Resumo de texto na lousa; leitura de textos;
trabalho manual e exercícios.
Recursos:
ü
Lousa; giz; livros; cadernos; canetas; lápis;
borrachas; garrafinhas plásticas; fita crepe e areia fina.
Aula 01 – Atividade
do livro didático, página 40 – Questões 01 e 02.
Consultar nas páginas 28 e 29.
Desenvolvimento: Fazer
uma leitura coletiva dos textos das páginas 28 e 29, explicando os termos de
difícil compreensão, e em seguida pedir aos alunos que respondam as questões 01
e 02 da página 40.
Aula 02 –
Atividade do livro didático, página 42 – Questões 03 e 04.
Consultar nas páginas 29 e 30.
Desenvolvimento: Fazer uma leitura dos
textos das páginas 29 e 30, explicando os termos de difícil compreensão, e em
seguida pedir aos alunos que respondam as questões 03 e 04 da página 42.
Aula 03 –
Atividade com uma leitura de imagens e algumas respostas pessoais que estão
inseridas na pg. 27 do livro didático. Para melhor aproveitamento é bom que os
alunos estejam de posse dos livros. Caso contrário, apresente a eles as
seguintes perguntas, na lousa.
1-
Você já reparou que há situações em que
percebemos o tempo passar lentamente e outras em que o sentimos passar
rapidamente?
2-
O que é o tempo para você?
3-
Qual é a importância do relógio na sua vida?
4-
Você tem o hábito de consultar o calendário?
5-
Para quem vocês acham que o tempo passa mais
lentamente, entre uma criança que está brincando, e outra que está trabalhando?
Leitura de imagens e textos da página 33 do livro didático.
Texto para passar na lousa.
“Quando olhamos uma fotografia nossa de dois ou três anos
atrás, percebemos que o tempo passou.
Geralmente, uma das primeiras coisas que fazemos ao acordar
é consultar o relógio para sabermos que horas são. Temos horas para tudo: hora
de ir à escola, hora de comer, hora de dormir e assim por diante. Mas nem
sempre foi assim.
Os primeiros grupos humanos organizavam sua vida com base na
observação dos ciclos da natureza: a sucessão dos dias e das noites, das secas
e das chuvas, das cheias e das vazantes dos rios, do nascimento e da queda das
folhas, etc.
Mesmo hoje em dia, há grupos humanos que organizam sua vida
com base nos fenômenos naturais.
A necessidade de calcular a duração dos fenômenos naturais
levou os grupos humanos a criar instrumentos de medição do tempo. Acredita-se
que o mais antigo deles tenha sido o relógio de sol, desenvolvido pelos
egípcios há mais de 4 mil anos.
Mais tarde foram desenvolvidos outros instrumentos de
medição do tempo, como a Clepsidra, a Ampulheta, o relógio mecânico e o relógio
digital.”
LIÇÃO DE CASA
----- Pedir que os alunos façam em casa, com a ajuda dos pais, uma ampulheta
com garrafinhas de refrigerante e areia fina.
Aula 04 –
Atividade do livro didático, página 43 – Questão 06.
Consultar na página 35.
Desenvolvimento:
Fazer uma leitura coletiva do texto da
página 35, e em seguida pedir que os alunos resolvam a questão 06, da página 43.
Aula 05 - Atividade
do livro didático página 44 – Questão 07.
Consultar nas páginas 35 e 36.
Desenvolvimento:
Fazer uma leitura coletiva dos textos das páginas 35 e 36, explicando os termos
de difícil compreensão, e em seguida pedir que os alunos resolvam a questão 07,
da página 44.
Aula 06 - Atividade do livro página 44 –
Questões, 08 e 09.
Consultar nas páginas 37, 38 e 39.
Desenvolvimento:
Fazer uma leitura coletiva dos textos das páginas 37, 38 e 39, explicando os
termos de difícil compreensão e em seguida pedir que os alunos resolvam as
questões 08 e 09, da página 44.
Aula 07 – Divisão
Tradicional da História.
Desenvolvimento:
Fazer uma Leitura e interpretação coletiva da linha do tempo da divisão
tradicional da História, páginas 38 e 39 do livro, e depois pedir que os alunos façam uma leitura
individual e respondam as três questões abaixo:
1-
Qual acontecimento histórico importante, marcou
o início da Idade Contemporânea?
R- A Revolução Francesa.
2-
O que aconteceu há 2 milhões de anos, que é tido
como marco inicial do período Pré-histórico?
R- O surgimento da primeira espécie do gênero
homo.
3-
Quais as datas que marcam o início e o fim da
Idade Antiga?
Aula 08 – Avaliação
- Atividade dissertativa com 05 questões valendo 02 pontos cada.
Consultar nas páginas 28, 30, 34, 38 e 39 do livro.
1-
De acordo com a divisão tradicional da História,
em que ano houve a invenção da escrita?
R- 3 000 a. C.
2-
Como é chamado o tempo resultante da ação dos
seres humanos sobre a Terra?
R- Tempo histórico.
3-
O que leva uma pessoa a ter atitudes
etnocêntricas?
R- A ignorância, o desconhecimento da cultura
das pessoas que ela ridiculariza.
4-
O que é cultura material?
R-
Conjunto de objetos produzidos pelos seres humanos de uma determinada
sociedade.
5-
Qual instrumento utilizado para medir o tempo, é
considerado o mais antigo criado pelos humanos?
R- O Relógio de Sol, desenvolvido pelos
egípcios há 4 mil anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário