sábado, 6 de julho de 2019

Plano de Aula - 6º ano - Cultura, Patrimônio e Tempo


Cultura, Patrimônio e Tempo      /         1º bimestre

História
6º ano  /  Ensino Fundamental.
Duração: 08 aulas
Conteúdos:
ü  Cultura, Patrimônio e Tempo.
ü  A cultura de cada povo.
ü  Formas e instrumentos de medição de tempo.
ü  Diferentes culturas, diferentes calendários.
ü  O calendário Cristão.
ü  Tempo histórico.
ü  Divisão tradicional da História.
Objetivos:
Ø  Trabalhar noções de cultura, cultura material, cultura imaterial, etnocentrismo e a noção de que não há uma cultura superior à outra.
Ø  Conscientizar o alunado de que vivemos em uma sociedade multicultural e pluriétnica, e estimular atitudes de tolerância e respeito.
Ø  Trabalhar a noção de tempo e suas dimensões: duração, sucessão e simultaneidade.
Ø  Introduzir a noção de tempo psicológico, tempo cronológico, tempo histórico e periodização.

Habilidades:
v  Reconhecer os acontecimentos históricos em sua temporalidade, estabelecendo relações de  anterioridade e posterioridade.
v  Reconhecer diferentes formas histórico-sociais de marcação de tempo.
 Conhecimentos prévios:
·         Introdução aos estudos históricos.
·         Fontes Históricas.
Estratégias:
§  Resumo de texto na lousa; leitura de textos; trabalho manual e exercícios.
Recursos:
ü  Lousa; giz; livros; cadernos; canetas; lápis; borrachas; garrafinhas plásticas; fita crepe e areia fina.


Aula 01 – Atividade do livro didático, página 40 – Questões 01 e 02.
Consultar nas páginas 28 e 29.
Desenvolvimento: Fazer uma leitura coletiva dos textos das páginas 28 e 29, explicando os termos de difícil compreensão, e em seguida pedir aos alunos que respondam as questões 01 e 02 da página 40.
Aula 02 – Atividade do livro didático, página 42 – Questões 03 e 04.
Consultar nas páginas 29 e 30.
 Desenvolvimento: Fazer uma leitura dos textos das páginas 29 e 30, explicando os termos de difícil compreensão, e em seguida pedir aos alunos que respondam as questões 03 e 04 da página 42.
Aula 03 – Atividade com uma leitura de imagens e algumas respostas pessoais que estão inseridas na pg. 27 do livro didático. Para melhor aproveitamento é bom que os alunos estejam de posse dos livros. Caso contrário, apresente a eles as seguintes perguntas, na lousa.
1-      Você já reparou que há situações em que percebemos o tempo passar lentamente e outras em que o sentimos passar rapidamente?
2-      O que é o tempo para você?
3-      Qual é a importância do relógio na sua vida?
4-      Você tem o hábito de consultar o calendário?
5-      Para quem vocês acham que o tempo passa mais lentamente, entre uma criança que está brincando, e outra que está trabalhando?
Leitura de imagens e textos da página 33 do livro didático.
Texto para passar na lousa.
“Quando olhamos uma fotografia nossa de dois ou três anos atrás, percebemos que o tempo passou.
Geralmente, uma das primeiras coisas que fazemos ao acordar é consultar o relógio para sabermos que horas são. Temos horas para tudo: hora de ir à escola, hora de comer, hora de dormir e assim por diante. Mas nem sempre foi assim.
Os primeiros grupos humanos organizavam sua vida com base na observação dos ciclos da natureza: a sucessão dos dias e das noites, das secas e das chuvas, das cheias e das vazantes dos rios, do nascimento e da queda das folhas, etc.
Mesmo hoje em dia, há grupos humanos que organizam sua vida com base nos fenômenos naturais.
A necessidade de calcular a duração dos fenômenos naturais levou os grupos humanos a criar instrumentos de medição do tempo. Acredita-se que o mais antigo deles tenha sido o relógio de sol, desenvolvido pelos egípcios há mais de 4 mil anos.
Mais tarde foram desenvolvidos outros instrumentos de medição do tempo, como a Clepsidra, a Ampulheta, o relógio mecânico e o relógio digital.”
LIÇÃO DE CASA ----- Pedir que os alunos façam em casa, com a ajuda dos pais, uma ampulheta com garrafinhas de refrigerante e areia fina.
Aula 04 – Atividade do livro didático, página 43 – Questão 06.
Consultar na página 35.
Desenvolvimento: Fazer uma leitura coletiva do texto  da página 35, e em seguida pedir que os alunos resolvam a questão 06, da página 43.
Aula 05 -   Atividade do livro didático página 44 – Questão 07.
Consultar nas páginas 35 e 36.
Desenvolvimento: Fazer uma leitura coletiva dos textos das páginas 35 e 36, explicando os termos de difícil compreensão, e em seguida pedir que os alunos resolvam a questão 07, da página 44.
Aula  06 - Atividade do livro página 44 – Questões, 08 e 09.
Consultar nas páginas 37, 38 e 39.
Desenvolvimento: Fazer uma leitura coletiva dos textos das páginas 37, 38 e 39, explicando os termos de difícil compreensão e em seguida pedir que os alunos resolvam as questões 08 e 09, da página 44.

Aula 07 – Divisão Tradicional da História.
Desenvolvimento: Fazer uma Leitura e interpretação coletiva da linha do tempo da divisão tradicional da História, páginas 38 e 39 do livro,  e  depois pedir que os alunos façam uma leitura individual e respondam as três questões abaixo:

1-      Qual acontecimento histórico importante, marcou o início da Idade Contemporânea?
       R-    A Revolução Francesa.
2-      O que aconteceu há 2 milhões de anos, que é tido como marco inicial do período Pré-histórico?
       R-   O surgimento da primeira espécie do gênero homo.
3-      Quais as datas que marcam o início e o fim da Idade Antiga?








Aula 08 – Avaliação - Atividade dissertativa com 05 questões valendo 02 pontos cada.
Consultar nas páginas 28, 30, 34, 38 e 39 do livro.

1-      De acordo com a divisão tradicional da História, em que ano houve a invenção da escrita?
       R-    3 000 a. C.
2-      Como é chamado o tempo resultante da ação dos seres humanos sobre a Terra?
       R-    Tempo histórico.
3-      O que leva uma pessoa a ter atitudes etnocêntricas?
       R-    A ignorância, o desconhecimento da cultura das pessoas que ela ridiculariza.
4-      O que é cultura material?
       R-   Conjunto de objetos produzidos pelos seres humanos de uma determinada sociedade.
5-      Qual instrumento utilizado para medir o tempo, é considerado o mais antigo criado pelos humanos?
       R-   O Relógio de Sol, desenvolvido pelos egípcios há 4 mil anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário