quarta-feira, 6 de maio de 2015

Atividade 7º ano - 2º Bimestre - A Formação dos Estados Nacionais Modernos


No século X, se uma pessoa perguntasse a outra onde ela tinha nascido, a resposta seria sempre o nome de uma vila ou cidade, porque na Europa daquela época não existiam os Estados Nacionais, como Inglaterra, França, Portugal etc. Ninguém se considerava Inglês, Francês ou Português e sim, membro de uma comunidade.
Com o revigoramento do comércio e das cidades a partir do século XI, houve o surgimento da burguesia como novo grupo social, composta quase que totalmente por comerciantes. Mas, a existência de vários senhores feudais, com diferentes moedas e impostos, encarecia e atrapalhava o comércio dos burgueses que passaram a se aproximar dos reis em busca de proteção e leis favoráveis.
Com o fracasso das cruzadas, a nobreza enfraquecida, também se aproximou do rei, a fim de obter ajuda principalmente contra as revoltas camponesas. Os camponeses, por sua vez, passaram a ver o rei como alguém que poderia protegê-los dos abusos da nobreza.
Assim, o rei passou a ter um papel de mediador nas disputas entre os vários grupos sociais e, por causa disso, foi se fortalecendo. O rei então pôde criar novos impostos, estabelecer uma única moeda em todo o território e por fim criou um exército profissional, com essas medidas conseguiu impor sua autoridade a todos os habitantes do reino.

Exercícios:

1-       Quando começou a formação dos estados nacionais modernos?
2-      Por que a burguesia comercial procurou a proteção do rei?
3-      Quais medidas asseguraram ao rei total controle sobre todos os habitantes do reino?




Respostas:

1-R: A partir do século XI, com o surgimento da burguesia como nova classe social.

2-R: Com a existência de vários feudos que tinha sua própria moeda e impostos próprios, as mercadorias comercializadas pelos burgueses estavam ficando cada vez mais caras, por isso se aproximaram da figura do rei, fazendo doações em busca de proteção.

3-R: Tendo que administrar as disputas entre as diferentes classes sociais existentes, o rei viu que era hora de implantar um governo único, criando uma única moeda para todo o território, novos impostos, um exército profissional, portanto se fortaleceu militarmente e impôs sua autoridade a todos os habitantes do reino. 

Um comentário: