PLANO DE AULA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
|
HISTÓRIA
2º BIMESTRE
|
8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
|
PROFESSOR: ANTONIO PEREIRA
JUNHO / 2019
|
DURAÇÃO: 04 aulas
|
HABILIDADES:
ü
Reconhecer a independência do Brasil como um
processo que resultou no estabelecimento de um Estado adequado aos interesses
da elite agrária e escravista.
ü
(EF08HI11) Identificar e explicar os
protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de
independência do Brasil.
RECURSOS: Sala de vídeo; sala de informática;
livros didáticos; lousa; giz; lápis; caneta; borracha e cadernos.
Aula – 01
Atividade do livro – página 191 – questões, 0 e 08.
Pesquisar entre as páginas, 184 a 186.
Alfredo BOULOS Junior. Sociedade & Cidadania. FTD.
RESPOSTAS:
7) Alternativa “D” – As
Cortes Portuguesas exigiam a volta de D. Pedro para Portugal, enquanto o
Partido Brasileiro lutava para que ele permanecesse no Brasil.
8) Alternativa “B” – A independência política conservou a
escravidão, a grande propriedade e a concentração da riqueza nas mãos de
poucos.
Aula – 02
Sala de informática – Infográfico sobre a independência do
Brasil.
Aula – 03
Sala de vídeo – Assistir dois vídeos de 20 minutos sobre a
independência do Brasil.
Era Uma Vez Uma História: Episódio 2 – Parte 1
No segundo episódio de Era Uma Vez Uma História, Dan
Stulbach e Lilia Shwarcz passam pelo período em que Dom João e Carlota Joaquina
voltam para Portugal e Dom Pedro se casa com Maria Leopoldina
Era Uma Vez Uma História: Episódio 2 – Parte 2
Dan Stulbach e Lilia Shwarcz chegam no
momento da independência do Brasil, a composição da bandeira do país e o
enfraquecimento de Dom Pedro
Aula – 04 - Avaliação
Sala de informática –
Quiz - Independência do
Brasil (10 questões)
Nenhum comentário:
Postar um comentário