HISTÓRIA 2º BIMESTRE
6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSOR: ANTONIO PEREIRA JUNHO / 2019
DURAÇÃO: 06 aulas
RECURSOS: Sala de vídeo; Sala de informática; livro didático; lousa; cadernos; lápis; canetas; borrachas e giz.
Habilidades: Reconhecer a organização socioeconômica como elemento que pauta as relações de subordinação.
Aula – 01
Resumo de texto na lousa com exercícios.
Organizados em tribos independentes e chefiados por patriarcas, os hebreus viviam em permanentes disputas com outros povos que ali habitavam. Para se defender, as tribos acabaram se unindo em torno de um Rei, o que deu origem a uma monarquia.
A principal atividade econômica dos hebreus era o pastoreio. Mas também se dedicavam à agricultura. Às margens do Rio Jordão, cultivavam cereais, videiras (pés de uvas), figueiras e oliveiras.
Inicialmente o solo era cultivado coletivamente e a produção era dividida entre todos. Mas pouco a pouco, a terra passou a se concentrar nas mãos de uma elite ligada ao Rei. Já não era mais um bem coletivo, mas uma propriedade privada.
Os camponeses, pastores e escravos, que representavam a maior parte da população, estavam submetidos a trabalhos obrigatórios, serviços militares e pagamentos de tributos. Além desses trabalhadores, havia também burocratas e comerciantes. Esses tinham melhores condições de vida e dispunham de alguns privilégios.
O Rei, junto com familiares, proprietários de terras, chefes guerreiros e sacerdotes, liderava um pequeno grupo que detinha o poder.
Leia o texto e responda as questões:
1- Como viviam os primeiros hebreus?
2- A economia dos hebreus era baseada em quê?
3- Houve mudanças no uso do solo que inicialmente era de uso coletivo? Quais?
4- Analise os dois últimos parágrafos e desenhe uma pirâmide social da civilização hebraica.
Respostas:
1- Os hebreus viviam organizados em tribos independentes e chefiados por patriarcas. Eles também estavam em constantes disputas com os outros povos que ali habitavam.
2- A economia dos hebreus era baseada no pastoreio e na agricultura.
3- Aos poucos a terra passou a se concentrar nas mãos de pessoas ligadas ao Rei, deixou de ser um bem coletivo e passou a ser uma propriedade privada.
4-
O Rei.
Familiares do Rei,
Chefes guerreiros,
Proprietários de terras
E Sacerdotes.
Burocratas e comerciantes.
Camponeses pastores e escravos.
Aula – 02
Sala de vídeo - assistir Grandes civilizações - partes 01 e 02 – 20 minutos de duração- e responder algumas perguntas de observação.
Aula 03
Sala de informática - Atividade de caça palavras – Os Hebreus.
Aula – 04
Atividade do livro página 177. Questão, 01.
Alfredo BOULOS Junior. Sociedade & Cidadania. FTD.
Aula – 05
Atividade do livro página 178. Questões, 02 e 03.
Pesquisar entre as pgs. 162 à 170.
Alfredo BOULOS Junior. Sociedade & Cidadania. FTD.
Aula – 06
Atividade do livro página 182. vozes do presente – leitura e interpretação de textos.
Alfredo BOULOS Junior. Sociedade & Cidadania. FTD.
Aula - 07
Avaliação: a avaliação será feita através de um quiz, que está no link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário