domingo, 9 de junho de 2019

Plano de aula - História - 6º ano - Os Hebreus

PLANO DE AULA                                                                                                   OS HEBREUS 
HISTÓRIA                                                                                                                2º BIMESTRE 
6º ANO                                                                                                                     ENSINO FUNDAMENTAL 
PROFESSOR:  ANTONIO PEREIRA                                                                  JUNHO / 2019 
 DURAÇÃO: 06 aulas       
RECURSOS: Sala de vídeo; Sala de informática; livro didático; lousa; cadernos; lápis; canetas; borrachas e giz.                                                                                                              
Habilidades: Reconhecer a organização socioeconômica como elemento que pauta as relações de subordinação. 

Aula – 01 
Resumo de texto na lousa com exercícios. 
Organizados em tribos independentes e chefiados por patriarcas, os hebreus viviam em permanentes disputas com outros povos que ali habitavam. Para se defender, as tribos acabaram se unindo em torno de um Rei, o que deu origem a uma monarquia. 
  
A principal atividade econômica dos hebreus era o pastoreio. Mas também se dedicavam à agricultura. Às margens do Rio Jordão, cultivavam cereais, videiras (pés de uvas), figueiras e oliveiras. 
Inicialmente o solo era cultivado coletivamente e a produção era dividida entre todos. Mas pouco a pouco, a terra passou a se concentrar nas mãos de uma elite ligada ao Rei. Já não era mais um bem coletivo, mas uma propriedade privada.  
  
Os camponeses, pastores e escravos, que representavam a maior parte da população, estavam submetidos a trabalhos obrigatórios, serviços militares e pagamentos de tributos. Além desses trabalhadores, havia também burocratas e comerciantes.            Esses tinham melhores condições de vida e dispunham de alguns privilégios. 
O Rei, junto com familiares, proprietários de terras, chefes guerreiros e sacerdotes, liderava um pequeno grupo que detinha o poder. 
  
Leia o texto e responda as questões: 
  
1-      Como viviam os primeiros hebreus? 
2-      A economia dos hebreus era baseada em quê? 
3-      Houve mudanças no uso do solo que inicialmente era de uso coletivo? Quais? 
4-      Analise os dois últimos parágrafos e desenhe uma pirâmide social da civilização hebraica. 
Respostas: 
1-      Os hebreus viviam organizados em tribos independentes e chefiados por patriarcas. Eles também estavam em constantes disputas com os outros povos que ali habitavam. 
2-      A economia dos hebreus era baseada no pastoreio e na agricultura. 
3-      Aos poucos a terra passou a se concentrar nas mãos de pessoas ligadas ao Rei, deixou de ser um bem coletivo e passou a ser uma propriedade privada. 
4- 
  
O Rei.  
Familiares do Rei, 
Chefes guerreiros, 
Proprietários de terras 
E Sacerdotes.  
Burocratas e comerciantes.  
Camponeses pastores e escravos. 

Aula – 02 
Sala de vídeo - assistir Grandes civilizações - partes 01 e 02 – 20 minutos de duração- e responder algumas perguntas de observação. 
Aula 03 
Sala de informática - Atividade de caça palavras – Os Hebreus. 

Aula – 04 
Atividade do livro página 177. Questão, 01. 
Alfredo BOULOS Junior. Sociedade & Cidadania. FTD. 
Aula – 05 
Atividade do livro página 178. Questões, 02 e 03. 
Pesquisar entre as pgs. 162 à 170. 
Alfredo BOULOS Junior. Sociedade & Cidadania. FTD. 
Aula – 06 
Atividade do livro página 182.  vozes do presente – leitura e interpretação de textos. 
Alfredo BOULOS Junior. Sociedade & Cidadania. FTD. 


Resultado de imagem para imagens sobre os povos hebreus 
Aula - 07 
Avaliação: a avaliação será feita através de um quiz, que está no link abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário