Resumo
de texto
BULBOVAS, Patrícia. Osteogenesis imperfecta não é obstáculo
para inclusão. Revista Ciranda da inclusão, São Paulo: Ciranda Cultural,
2012. n.26, p.08-11.
Estima-se que no Brasil
existam 12 mil pessoas com Osteogenesis imperfecta. Vinícius Alves Marin
Pedroso, de 07 anos, faz parte dessa estatística. Sua mãe, Rosângela Alves
Marin, de 49 anos, também. Eles nasceram com um distúrbio hereditário do tecido
conjuntivo, causado por um defeito qualitativo ou quantitativo do colágeno tipo
I, proteína que da resistência aos ossos, mas que também esta presente nos
dentes , ligamentos peles e escleras.
Popularmente conhecida
como “ossos de vidro”, a doença caracteriza-se, principalmente, pela
fragilidade dos ossos de quem a tem. Um simples esbarrão ou o movimento de se
levantar feito de forma mais brusca pode causar uma fratura.
Vinícius é aluno do 1º
ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Antonio Sampaio, unidade
regular da rede pública de ensino de Osasco – São Paulo. Desde que foi
matriculado, recebe atenção especial dos funcionários.
A escola é um polo de
inclusão na cidade. Para atender seus 12 alunos com deficiência (3 com
deficiência física e 9 com deficiência intelectual), o prédio passou por uma
reforma em 2007, quando ganhou rampas de acesso, adequação dos banheiros e
portas alargadas, além da “SAEE” (Sala de Apoio Educacional Especializado), que
atende inclusive alunos de outras unidades.
Vinícius não frequenta
a SAEE, pois não apresenta deficiência intelectual. Também tem autonomia dos
movimentos e, para sua facilitar sua locomoção, usa botas ortopédicas. Faz
fisioterapia e toma vitaminas que ajudam no fortalecimento dos ossos e
músculos. Na escola frequenta todas as aulas propostas para a sua serie,
inclusive as de educação física, tendo alguns exercícios adaptados. Em casa,
tapetes e degraus foram retirados. Assim, ele brinca, estuda e se relaciona como
qualquer outra criança da sua idade. Isso acontece porque família e escola
entendem, unidas, entendem de fato o conceito de inclusão social.
A Emef (Escola
Municipal de Ensino Fundamental) onde Vinícius estuda ajusta o cotidiano
escolar com a necessidade de cada aluno.
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