quinta-feira, 23 de maio de 2013


Resumo de texto

FRANGIONE, Belisa. Educação que inclui. Revista Ciranda da inclusão, São Paulo: Ciranda Cultural, 2011. n.18, p.09-11.


Neste artigo a autora mostra a história de Erick Santos, 10 anos, um dos oito filhos da dona de casa, Márcia do Couto Santos, 42 anos, de Santo André – São Paulo.
Erick é aluno do 5º ano do ensino fundamental da escola municipal de educação infantil e ensino fundamental (Emeief) Machado de Assis no bairro do parque Maimi.
Aos 07 anos, quando foi matriculado na primeira escola, Márcia percebeu que havia algo de diferente com Erick. Ele sempre fazia as lições, más, tinha dificuldades para aprender.
Ao chegar a Emeief Machado de Assis, em 2010, foi submetido a uma avaliação aplicada pela faculdade de medicina do ABC. O diagnóstico foi deficiência intelectual leve com comprometimento do aprendizado.
A professora Simone Regina Bertoloti Silva, começou a dar aulas para o menino no primeiro semestre de 2010, conta que ele era uma criança diferente das outras. Calado e extremamente tímido, não falava com ela ou os colegas e, sentava sempre no fundo da sala.
A solução encontrada pela professora foi se aproximar de Erick aos poucos. Pediu que se sentasse próximo a sua mesa e sempre se mostrou disposta a ajudá-lo. Por ser uma criança muito educada e disciplinada facilitou o trabalho. As únicas participações de Erick nas aulas eram na tentativa de copiar as lições. As letras do menino eram aleatórias e a grafia semelhante a símbolos além da baixa autoestima.
A professora começou a elencar as prioridades que ele tinha, mas destacando as suas habilidades. Uma das habilidades mais marcantes dele é a questão de valores. Ele sempre se prontifica a ajudar os colegas. A evolução de Erick se deu na parte de algoritmos e desenho. É através de desenhos que ele representa os temas abordados, pois não é alfabetizado.
Erick ainda não frequenta uma sala de recursos. Na sala de aula regular, ele é acompanhado duas vazes por semana pela professora assessora de educação inclusiva, Renata Dalla Valle.
Além do acompanhamento de alunos com deficiência, o trabalho de Renata envolve encontros com os pais e, a formação e orientação de professores no ensino desses alunos.
Em sala de aula, todas as atividades que são propostas para os alunos, são adequadas para o Erick e, em alguns momentos as atividades propostas são diferenciadas para focar naquilo que ele precisa. Dessa forma elas conseguem que ele seja presente e participativo e ao mesmo tempo aumenta a sua autoestima.
Para a equipe pedagógica da escola é fundamental que a família seja presente no desenvolvimento de uma criança com deficiência. Junto com a mãe de Erick, levantaram quais as dificuldades que ele tinha em casa e o que poderia ser feito para ajudá-lo.
Na Emeief Machado de Assis há alunos com múltiplas deficiências: Deficiência física, deficiência auditiva, deficiência intelectual e baixa visão.

 

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