Resumo
de texto
FRANGIONE, Belisa. Educação que inclui. Revista Ciranda
da inclusão, São Paulo: Ciranda Cultural, 2011. n.18, p.09-11.
Neste artigo a autora
mostra a história de Erick Santos, 10 anos, um dos oito filhos da dona de casa,
Márcia do Couto Santos, 42 anos, de Santo André – São Paulo.
Erick é aluno do 5º ano
do ensino fundamental da escola municipal de educação infantil e ensino
fundamental (Emeief) Machado de Assis no bairro do parque Maimi.
Aos 07 anos, quando foi
matriculado na primeira escola, Márcia percebeu que havia algo de diferente com
Erick. Ele sempre fazia as lições, más, tinha dificuldades para aprender.
Ao chegar a Emeief
Machado de Assis, em 2010, foi submetido a uma avaliação aplicada pela
faculdade de medicina do ABC. O diagnóstico foi deficiência intelectual leve
com comprometimento do aprendizado.
A professora Simone
Regina Bertoloti Silva, começou a dar aulas para o menino no primeiro semestre
de 2010, conta que ele era uma criança diferente das outras. Calado e extremamente
tímido, não falava com ela ou os colegas e, sentava sempre no fundo da sala.
A
solução encontrada pela professora foi se aproximar de Erick aos poucos. Pediu
que se sentasse próximo a sua mesa e sempre se mostrou disposta a ajudá-lo. Por
ser uma criança muito educada e disciplinada facilitou o trabalho. As únicas
participações de Erick nas aulas eram na tentativa de copiar as lições. As
letras do menino eram aleatórias e a grafia semelhante a símbolos além da baixa
autoestima.
A
professora começou a elencar as prioridades que ele tinha, mas destacando as
suas habilidades. Uma das habilidades mais marcantes dele é a questão de
valores. Ele sempre se prontifica a ajudar os colegas. A evolução de Erick se
deu na parte de algoritmos e desenho. É através de desenhos que ele representa
os temas abordados, pois não é alfabetizado.
Erick
ainda não frequenta uma sala de recursos. Na sala de aula regular, ele é
acompanhado duas vazes por semana pela professora assessora de educação
inclusiva, Renata Dalla Valle.
Além
do acompanhamento de alunos com deficiência, o trabalho de Renata envolve
encontros com os pais e, a formação e orientação de professores no ensino
desses alunos.
Em
sala de aula, todas as atividades que são propostas para os alunos, são
adequadas para o Erick e, em alguns momentos as atividades propostas são
diferenciadas para focar naquilo que ele precisa. Dessa forma elas conseguem
que ele seja presente e participativo e ao mesmo tempo aumenta a sua autoestima.
Para
a equipe pedagógica da escola é fundamental que a família seja presente no
desenvolvimento de uma criança com deficiência. Junto com a mãe de Erick,
levantaram quais as dificuldades que ele tinha em casa e o que poderia ser
feito para ajudá-lo.
Na
Emeief Machado de Assis há alunos com múltiplas deficiências: Deficiência
física, deficiência auditiva, deficiência intelectual e baixa visão.
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