A
Mesopotâmia conheceu a unidade perto de 1900 a. C., depois de séculos de lutas
quase ininterruptas. O Rei Hamurabi, que governou a cidade-estado da Babilônia
entre 1792 a. C. e 1750 a. C., fez dela a capital de um império que se estendeu
do Golfo Pérsico à Assíria.
Nesse
período a Babilônia transformou-se num dos principais centros urbanos e
políticos da antiguidade. A eficiência do governo de Hamurabi se deveu, em
parte, à elaboração de um código completo de leis.
O
código de Hamurabi era composto de centenas de leis, muitas delas baseadas nos
costumes sumérios e códigos anteriores. Elas abrangiam vários aspectos da vida
cotidiana: comercio, propriedade, herança, escravidão e família.
Os
delitos e as punições eram definidos segundo a categoria social do acusado e da
vítima: os ricos tinham mais privilégios que o povo e os escravos. Fazia parte
desse código a Lei de Talião, que dizia que as punições deveriam ser idênticas ao
delito cometido: “olho por olho dente por dente”.
Exercícios:
1. A partir de que data a Mesopotâmia
foi unificada, ou seja, passou a fazer parte de um império?
2. Qual cidade-estado foi feita
capital do império do Rei Hamurabi?
3. Nesse período, qual a importância
da Babilônia?
4. O que era o código de Hamurabi?
5. Qual o significado da Lei de
Talião?
Respostas:
1. A Mesopotâmia foi completamente
unificada a partir de 1900 a. C., após séculos de lutas.
2. O Rei Hamurabi, que governava a cidade-estado
da Babilônia, fez dela a capital de um império que se estendia do Golfo Pérsico
à Assíria.
3. Na época em que foi capital do
império, Babilônia passou a ser um dos mais importantes centros urbanos e
políticos da antiguidade.
4. O código de Hamurabi era composto
de centenas de leis que abrangiam: o comércio, a propriedade, a Herança, a
escravidão e a família. Os crimes e as punições eram definidas de acordo com a
condição social do cidadão. Como sempre os ricos eram privilegiados em relação
aos pobres.
5. A Lei de Talião fazia parte do código de
Hamurabi e pregava o famoso “olho por olho dente por dente”, ou seja, as
punições deveriam ser idênticas aos crimes cometidos.
Fontes: VICENTINO,
Claudio. Projeto Radix: raiz do conhecimento. História, 2ª ed. São Paulo, 2013
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