quinta-feira, 23 de maio de 2013


Resumo de texto

SALLA, Fernanda. Gestão da sala de aula: você seguro em classe. Revista Nova Escola, São Paulo: Editora Abril, 2012. n.256, p.44-51.


Como você se sente na hora em que abre a porta da sala e entra para dar uma aula? Confiante ou apreensivo? Quem leciona sabe que a tensão vem quando não se está bem preparado. O planejamento é um pré-requisito para o seu trabalho – não há dúvida. Mas, na hora de colocá-lo em prática, o que fazer se um aluno não entende o que você pediu? E se faltou tempo para terminar a tarefa? E se as crianças começam a brigar? Nem os educadores mais experientes estão livres de momentos como esses.
Para Rosaura Soligo, (coordenadora de projetos do instituto abaporu de educação e cultura, em Salvador) ter uma boa gestão de sala de aula ajuda a contornar problemas desse tipo. O professor tem de dar conta do previsto, lidar com o inesperado e administrar a rotina para que todos aprendam.
No livro, Ensinar: Agir na Urgência, Decidir na Incerteza, Philippe Perrenoud diz que as particularidades da sala de aula fazem com que o professor enfrente uma serie de impasses sobre como atuar e precise manter o equilíbrio entre fazer o planejado e não reprimir os alunos. Esses dilemas não conseguem ser totalmente superados pela experiência nem pela formação. No entanto, a consciência de que eles ocorrem ajuda a convier com a complexidade.
O sucesso do ensino depende de vários fatores, como a interação entre as crianças e a relação delas com você e cm o saber. Para planejar levando em conta a personalidade e o nível do aprendizado de cada um, é preciso observar, fazer diagnósticos e analisar a produção deles com frequência.
Carla Jandrey, (Professora de Matemática, Física e Química do 9º ano da EEEF Sagrada Família, em Santa Cruz do Sul, a 150 quilômetros de Porto Alegre.) diz que toda semana troca impressões e estratégias com os colegas e gestores. Informações valiosas como as levantadas por Carla servem de base para pensar nos objetivos de aprendizagem e eleger projetos e atividades desafiadores para todos.
Outra vantagem de conhecer bem a turma é conseguir antecipar situações que podem surgir durante a aula. Assim, você já leva na manga algumas intervenções alternativas para elas.


Andréa Patapoff Dal Coleto, (Docente do programa de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Faculdade de Educação da Unicamp.) afirma que, além de escolher e preparar os recursos necessários, calcular o tempo do trabalho e saber como organizar a sala, o professor precisa prever como cada criança reagirá diante do que vai apresentar.
Às vezes não tem jeito, mesmo quem tem um planejamento cuidadoso pode ser pego de surpresa. Para se sair bem dessas circunstancias, a experiência conta muito.









Nenhum comentário:

Postar um comentário